quarta-feira, 24 de março de 2010

Copacabana e Isla del Sol

Copacabana é uma pequena vila banhada pelo imenso lago Titicaca, um dos lagos navegáveis mais alto do mundo. Uma parte deste pretence à Bolívia, e a outra ao Peru.

Devo referir que as 3 horas de viagem de autocarro entre La Paz e Copacabana foram provavelmente as piores da viagem, graças a um caril que comi em La Paz ao almoço e ao consequente canto gregoriano que me acompanhou nesta viagem que tinha momentos täo aprasíveis como sairem todos os passageiros do autocarro para este atravessar um pequeno estreito do lago numa jangada.

Mas enfim, uma noite de repouso na vila e fiquei pronto para embarcar para a Isla del Sol.

É uma ilha com cerca de 14 km2, onde os Incas começaram a sua adoraçäo ao sol. De resto, existem diversas ruínas Incas na ilha, das quais visitámos a "mesa do sacrifício", onde os Incas sacrificavam jovens virgens como pagamento de promessas aos deuses, ou o labirinto.

Na Ilha pernoitámos na parte norte, numa aldeia com pouco mais de 100 habitantes, e uma considerável comunidade de turistas-hippies. O hostal estava sobre a areia de uma pequena praia (perfeito) mas a cama era a pior em que já dormi (tentei, pelo menos) no últimos tempos.


em Copacabana apanhámos os preparativos para a visita do Santo Don Bosco.
entre aqueles pedaços de terra, diz-se existir uma cidade submergida, cheia de ouro. Os Incas afogaram-na para que os colonos espanhois näo levássem a fortuna.

a escada Inca, do lado Sul da ilha

A mesa do Sacrifício


o labirinto





o "hostal"


vista de cima da praia onde domimos



Isla de la Luna. Ilha mais pequena ao largo da Isla del Sol, onde estava o Templo das Virgens

Sem comentários:

Enviar um comentário