sexta-feira, 5 de março de 2010

Road to Bariloche

Depois de disfrutar de täo belas paisagens e caminhadas em El Chalten, nada melhor apanhar um autocarro de 36 horas para Bariloche, pela mítica Ruta 40, que atravessa toda a Argentina até a Bolívia.

Partimos de El Chalten as 23.30h de Sexta-Feira, num autocarro meio podre, com 90% de passageiros Israelitas (depois de cumprirem o serviço militar obrigatório, viajam ás manadas pela América Latina. Todos juntos, todos a mesma rota, quase todos antipáticos.) Para tornar tudo aínda mais agradável, conseguimos os últimos dois bilhetes do autocarro, mesmo ao lado da casa de banho. Toda uma panóplia de acontecimentos que tornaram a viagem inesquecível e um convite ao suícidio.

E já agora, porque o que é mau pode sempre ser pior, nas primeiras 20 horas de viagem a Ruta 40 näo conhece asfalto. Terra e calhaus, indo o autocarro a uns estonteantes 50 km/hora.


Frio de noite, quente de dia, desconfortável sempre.

Na primeira paragem, por volta das 9 da manha, vimos na televisäo o que acabara de acontecer no Chile. Planeávamos ir para Santiago no dias seguintes, mas infelizmente tivemos que mudar a rota. Havia agora toda uma Argentina para subir.

Nota aínda para a paisagem desértica que nos acompanhou em quase toda a viagem. A parte que se excluí do quase fizemos durante a noite (a segunda), e por isso näo deu para ver nada digno de registo.

Chegámos a Bariloche as 8 a.m. de Domingo. Em cacos, e eu com um ombro meio deslocado que aínda me doi.

1 comentário: